queda de cabelo

Finasteride, medicamento para a queda de cabelo

Finasteride (Propecia), medicamento para a prevenção da queda de cabelo

Onde está: Cabelo forte > Finasteride - Propecia


Finasteride ou Propécia

A principal causa para a queda de cabelo nos homens é de origem genética.

A hormona masculina testosterona interage com os genes susceptíveis da perca de cabelo e através da diminuição do tamanho e redução do ciclo de crescimento dos folículos de cabelo provocam a calvice.

A finasteride ou propecia é um medicamento que bloqueia uma das enzimas da testosterona, não deixando que a testosterona se converta em dihydrotestosterona (DHT), impedindo assim que a mesma actue sobre os folículos capilares.

A finasteride foi inicialmente concebida para tratamento da próstata e descobriu-se por acaso que tinha efeitos sobre a queda de cabelo.

Apenas em 1997 foi concedida pela FDA ( entidade que fiscaliza os medicamentos no EUA) a aprovação da finasteride como tratamento para a queda de cabelo.

A finasteride é bastante eficaz, sobretudo se aplicada em homens mais jovens, apesar de poder produzir efeitos em homens de idade mais avançada.

No entanto para manter os efeitos da finasteride tem de a aplicar continuamente, caso contrário quando a deixar de usar o cabelo volta a cair, como se nunca tivesse usado o medicamento.

Para que produza efeitos será necessário um tratamento continuado de pelo menos um ano.

Este medicamento é bastante inócuo, no entanto são reportados alguns efeitos não desejados relacionados com disfunções sexuais.

No entanto após a paragem do medicamento as funções sexuais normalizam.

Se tomarem finasteride os pacientes devem avisar o médico urologista, pois pode dar origem a incorrectos diagnósticos no cancro da próstata.

Até à data a finasteride não está aprovada para uso em mulheres.

Durante a gravidez existem riscos para o feto e por isso não devem ter contacto com este medicamento.

Além disso não existem confirmações sobre a eficácia deste medicamento nas mulheres, devido ao facto da perca de cabelo nas mulheres ter origem noutro tipo de hormonas.

No entanto, tal como noutros medicamentos, deve sempre consultar um médico especialista antes de os tomar.





Blog cabelo forte

Causas da calvice

Tratamentos

Publicidade